quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Etapas da Produção de Games


Neste post pretendo relatar de maneira simplificadas todas as etapas que envolve a produção de nossos queridos games.





O ponto de partida para a criação de um game é claro uma boa idéia e um bom roteiro,no caso das produtoras independentes precisamo de um bom projeto que faça as publishers(publicadoras) comprarem a idéia e que invista tanto no processo de produção como na distribuição dos games.
Geralmente as Publishers são exigentes, afinal não investiriam dinheiro em algo que não seja satisfatóriamente rentável, é imprescindivel cronograma das etapas e cumprimento das mesmas.
Após essa etapa é feita toda a documentação do projeto , que descreve em detalhes os conceitos e os principais elementos do jogo, para uma produtora detalhista pode conter esboços de cenários personagens , jogabilidades entre outros protótipos do jogo.Essa documentação conforme o andar da produção sofrerá alterações.
Aprovado o projeto pelos editores, começa o processo de contratação e seleção do pessoal encarregado na produção.Em média um jogo de grande porte leva 2 anos para chegar ao consumidor, mais existem exceções como é o caso de Black & White da Lionhead que levou 3 anos.
Com a idéia na mão cabe aos programadores transformá-la em linguagem de computador, desenvolvendo a física e tudo mais que envolver cálculo computacional.

Os artista se concentram na produção dos personagens, os engenheiros de som na parte de efeitos e trilha sonora.Os Levels Designers trabalham na elaboração dos cenários.
Os Gamers Designers são responsaveis pelos rumos que o projeto irá tomar , na criação de novos recursos, exclusão de outros ,determinando qual plataforma o jogo será lançado e o público alvo.
Apesar da equipe estar a todo vapor os primeiros cenários levam em média 12 meses para serem concluidos, não será incomum também que com desenvolver do projeto os cenários inciais se tornem obsoletos por conta da direção que se seguiu.
A parte sonora é a ultima a ser incluida por ser a tarefa menos trabalhosa , a mais difícil é adaptar o som as inumeras ações que o jogador pode tomar.
A partir do momento que o jogo se torna jogável, entram em cena os "Gamers Testers" que testarão o jogo para identificar bugs além de analisar a jogabilidade.
Depois das fases de testes e correção dos erros, o público será o jurado e o game é testado novamente através de demos ou parcerias com grandes redes de games.
Aprovado em todas as etapas o game vai para prensagem (no caso de cd), aonde serão produzidas cópias para serem comercializadas, paralelamente a empresa investe em publicidade e divulgação dos jogos.
A grosso modo essas são etapas da produção de um game, espero que tenha sido esclarecedor.
By Deniro


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