sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dicas sobre Importações

Com a baixa do dólar as compras internacionais ficaram mais atraentes, porém temos que atentar-se ao fato dos impostos que podem incidir sobre uma compra internacional.


Teoricamente existe isenção para produtos enviados de pessoa físcia para pessoa física até U$ 50,00  e livros também  são isentos. 
Um dos sites mais populares para compras é o ebay que seria como o mercado livre brasileiro, porém percebe-se uma maior seriedade por parte dos vendedores, claro que como em qualquer lugar existem os mal intencionados.
Para comprar no ebay você primeiramente precisará ter feito um cadastro no site:


1- Acesse www.ebay.com

2-Clique em register  como a figura abaixo
3-Preencha os campos abaixo, na imagem tem uma "tradução"
Pronto você já tem um cadastro no ebay.
Após isso você poderá realizar suas compras abaixo segue uma imagem com um "mini tutorial "



Em suas compras de preferencia para vendedores que aceitem PayPal, que é uma forma segura de realizar suas compras , o paypal é em português então acredito que não existirá dificuldades para realizar o cadastro.Quando você realiza uma compra pelo método paypal é debitado o valor do seu cartão de crédito, e você tem até 45 dias para comunicar a paypal caso  tenha algum problema com o produto , e caso seja necessário abra uma disputa para reaver o seu dinheiro.
Os  problemas são os processos burocráticos nacionais; demora na alfandega, entrega correios que pode facilmente ultrapassar os 45 dias, por isso sempre escolha vendedores no ebay com boa reputação para evitar dor de cabeça caso você receba após o prazo do paypal, sempre mantenha comunicação com ele informando a situação de sua compra, sem precisar acionar o dispute do paypal.
Toda encomenda você precisa ter em mente  duas coisas , primeiro você pode ser taxado, importante calcular o produto já contando com os impostos (60% de imposto de importação mais ICMS do Estado 18% no caso de SP, isso incide sobre o preço do produto + frete e seguro quando houver) e segundo sua compra  pode demorar até 3 meses para ser entregue e infelizmente em alguns casos ocorrem até extravios.
Outra dica interessante é pedir sempre código de rastreio para acompanhar o trâmite.
Sua encomenda pode vir por empresas expressas como: UPS, DHL, Fedex, nesses casos a entrega é rápida porém a taxação é praticamente certa, uma boa escolha para produtos de grande valor.
O envio pode ser por correios  , porém exige muita paciência, sua encomenda pode chegar em duas semanas, ou 3 meses.Um conselho que dou é caso sua encomenda comece a demorar faça um PI(pedido de informação dos correios) e em seguida reclamações na ouvidoria, infelizmente somente dessa maneira e com muita persistência você conseguirá ter sucesso, caso o problema seja a Receita, acione a ouvidoria deles, geralmente bem eficiente.
Se o valor passar dos U$500 (preço do produto + frete), você precisará contratar um despachante aduaneiro, os correios oferecem esse produto o Importa Fácil que cobra uma taxa de R$ 150,00 para fazer o despacho.
Você receberá um email ou telegrama te convidado a fazer o cadastro junto ao importa fácil caso deseje que os correios façam o trâmite de desembaraço, após o cadastro eles enviaram uma planilha para realizar o depósito de todos os impostos, atenção pois você terá no máximo 1 dia para realizar esse depósito, após isso o desembaraço será realizado e você receberá o seu produto em sua casa, esse processo pode demorar ,por isso é bom você reclamar na ouvidoria pela morosidade, tanto dos correios como na  Receita, pois a avaliação dependerá de um fiscal da receita ,em algumas situações a avaliação fica  acima do valor que você pagou então mande comprovantes de pagamentos e a fatura do cartão pro fiscal reavaliar .
Espero que esse post tenha esclarecido todas as suas dúvidas, caso exista algo que não coloquei deixe um comentário que com o tempo editarei .













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